Desde que chegamos, tivemos o prazer de conhecer muita gente. Brasileiros, estrangeiros, canadenses. Cada um com suas peculiaridades e culturas diferentes.
Infelizmente posso dizer que até agora, só encontramos um ou dois casais que podemos dizer estarem bem adaptados. Ouvimos reclamações de muitos, e sentimos ansiedade, angústia e até mesmo tristeza de alguns. A situação financeira é motivo em alguns casos, mas não na maioria.
Sim, a adaptação à uma nova cultura é difícil e trabalhosa. Exige uma cabeça aberta para costumes que são diferentes dos nossos, e que nem sempre fazem sentido à primeira vista. Exige tolerância ao caldeirão de culturas que é o Canadá. Exige humildade, pois somos nós quem estamos nos juntando a uma sociedade já estabelecida, e para saber que somos nós que temos que nos adaptar à ela, e não o contrário.
Muita gente vem para o Canadá mas continua com a cabeça no Brasil. Convive somente com brasileiros, sem perceber que está limitando suas possibilidades de adaptação e crescimento. O pior é que você acaba sem pátria: não está adaptado ao lugar onde vive, mas também não consegue mais voltar para o Brasil e seus problemas.
Sunday, March 16, 2008
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
4 comments:
Tambem acho que deva haver um desligamento, uma separacao do pais natal. Alias, se estamos indo para o Canada porque nao gostamos de uma serie de coisas no Brasil, devemos esquecer um pouco do que gostamos para facilitar a adaptacao. Como nao gosto de muitas coisas por aqui, nao vou sentir falta de TV, comida, etc. Das pessoas, talvez, mas ate o comportamento das pessoas em geral aqui tem me deixado descontente.
Abracos, Octavio
Oi, Peter,
Me chamo Camila e estou nas comunidades Canada Immigration e Comunicadores Canadá. Ainda estou em Salvador, batalhando pela imigração via província de Québec junto com meu marido.
Achei ótima a idéia do seu blog porque tem um enfoque bem especial, vai no intangível talvez.
E é interessante também porque vocês fizeram o caminho inverso. A maioria dos blogs de imigrantes que conheço começam ainda do Brasil, mas, quando a vida dos autores se estabiliza no Canadá, acabam deixando o blog de lado.
Boa sorte!
Olá Peter,
Muito interessante a idéia do seu blog. Eu sempre acompanho as suas respostas na lista Canada Immigration, sempre sensatas e muitas informações para todos.
Um abraço,
Karol
Legal sua iniciativa, Peter. Boa sorte com o blog.
Abraço,
Henrique
Post a Comment