Sunday, March 16, 2008

Relações

Desde que chegamos, tivemos o prazer de conhecer muita gente. Brasileiros, estrangeiros, canadenses. Cada um com suas peculiaridades e culturas diferentes.

Infelizmente posso dizer que até agora, só encontramos um ou dois casais que podemos dizer estarem bem adaptados. Ouvimos reclamações de muitos, e sentimos ansiedade, angústia e até mesmo tristeza de alguns. A situação financeira é motivo em alguns casos, mas não na maioria.

Sim, a adaptação à uma nova cultura é difícil e trabalhosa. Exige uma cabeça aberta para costumes que são diferentes dos nossos, e que nem sempre fazem sentido à primeira vista. Exige tolerância ao caldeirão de culturas que é o Canadá. Exige humildade, pois somos nós quem estamos nos juntando a uma sociedade já estabelecida, e para saber que somos nós que temos que nos adaptar à ela, e não o contrário.

Muita gente vem para o Canadá mas continua com a cabeça no Brasil. Convive somente com brasileiros, sem perceber que está limitando suas possibilidades de adaptação e crescimento. O pior é que você acaba sem pátria: não está adaptado ao lugar onde vive, mas também não consegue mais voltar para o Brasil e seus problemas.

4 comments:

Anonymous said...

Tambem acho que deva haver um desligamento, uma separacao do pais natal. Alias, se estamos indo para o Canada porque nao gostamos de uma serie de coisas no Brasil, devemos esquecer um pouco do que gostamos para facilitar a adaptacao. Como nao gosto de muitas coisas por aqui, nao vou sentir falta de TV, comida, etc. Das pessoas, talvez, mas ate o comportamento das pessoas em geral aqui tem me deixado descontente.
Abracos, Octavio

Anonymous said...

Oi, Peter,

Me chamo Camila e estou nas comunidades Canada Immigration e Comunicadores Canadá. Ainda estou em Salvador, batalhando pela imigração via província de Québec junto com meu marido.

Achei ótima a idéia do seu blog porque tem um enfoque bem especial, vai no intangível talvez.

E é interessante também porque vocês fizeram o caminho inverso. A maioria dos blogs de imigrantes que conheço começam ainda do Brasil, mas, quando a vida dos autores se estabiliza no Canadá, acabam deixando o blog de lado.

Boa sorte!

Karol said...

Olá Peter,

Muito interessante a idéia do seu blog. Eu sempre acompanho as suas respostas na lista Canada Immigration, sempre sensatas e muitas informações para todos.

Um abraço,

Karol

Anonymous said...

Legal sua iniciativa, Peter. Boa sorte com o blog.

Abraço,

Henrique