Tuesday, March 18, 2008

Qualidade de vida

Um dos mais citados motivos para imigrar é a tal qualidade de vida. Mas o que significa isso?

Antes de imigrar, o que a gente sabe é que quer se livrar dos problemas que assolam o Brasil, como a corrupção, a violência, os valores morais distorcidos, a dificuldade de ganhar a vida. Queremos um lugar melhor para viver e para criar nossos filhos.

Para muitos, o aspecto financeiro fala mais alto: poder ter uma TV plana, um carro zero, poder planejar a compra do seu apartamento, esquiar nas férias. Ou a possibilidade de crescer profissionalmente em um mercado mais estável. Para outros, a segurança de viver em um país com baixa criminalidade e corrupção, onde as leis são obedecidas.

O que acontece é que a grande maioria de nós imigra sem saber muito o que nos aguarda nas terras do norte. Esperamos uma vida melhor, pensando muito mais nos problemas que vamos deixar para trás, do que no que vem pela frente. E uma vez no avião, os problemas do Brasil ficam pra trás, mas isso não significa que automaticamente teremos uma vida melhor.

Sim, o financeiro é fundamental. Se não tivermos emprego e renda, não tem sentido falar em qualidade de vida. Mas não é o bastante para uma vida plena e feliz para quem imigra. Com a imigração, alguns problemas inerentes a ela aparecem: a língua, o desconhecimento da estrutura social e do contexto histórico, os costumes, a comida, a falta dos amigos e da família, a requalificação social e profissional. A falta de referências que no Brasil já tínhamos desenvolvido ao longo da vida (médicos, serviços, até seu restaurante preferido...). Isso tudo pode afetar o psicológico e a auto-estima.

A tão desejada qualidade de vida não vem sozinha. Sim, muitos dos problemas estruturais do Brasil não existem aqui, mas outros problemas existem, e quem chega com uma visão estereotipada acaba se decepcionando.

1 comment:

Anonymous said...

Achei muito interessante o blog e o post. Acho que muitas pessoa tem essa ilusão que chegarão ao Canadá e que como diz o humorístico da Globo: "Seus 'probremas' se acabaram". Muitos veem como uma opção de enriquecer. Sim alguns ainda acham que vão enriquecer ao sair do pais e entrar em países desenvolvidos. Achei bacana o propósito do blog porque acho que mesmo aqueles que como eu pretendem entrar de uma forma legal e consciente possam ver que nem tudo são flores, que nem tudo é do jeito que se quer. Por exemplo a questão da casa, li em outro blog que por ai são os próprios donos quem pintam, quem colocam isolamento contra o frio e isso realmente é bem complicado porque não estamos acostumados a fazer esse tipo de serviço. No meu caso, penso em entrar no processo de imigração ano que vem para em 2010 estar no Canadá... Mas estou pesando muito as coisas para ver se vale realmente a pena antes de entrar no processo. Sempre tive o sonho de morar fora do pais e vi o Canadá como boa opção pois é receptivo aos estrangeiros. Enfim, obrigado pelo maravilhoso blog e fico ae aguardando os próximos blogs vlew! Abraços!!