Monday, March 24, 2008

Nossa chegada a Vancouver

Vim para Vancouver 1 mês antes da minha família para resolver casa, carro, etc. Queria que as crianças chegassem com alguma estrutura, para que a chegada fosse a mais tranqüila possível.

Quando você sai do aeroporto, você tem uma mistura de emoções... "cheguei, finalmente!", "uma nova vida me espera aqui", mas principalmente "caramba, que que eu faço agora???". Acho que é aí que cai a ficha que agora não tem mais Maria João, consulado pra reclamar, prazo pra esperar, lista de discussão para desabafar... agora tudo depende só de você, o "Canadá" já fez sua parte.

Cheguei de manhã, peguei um táxi, e o motorista (indiano), não parava de falar. Mas eu só tinha olhos para as árvores, as montanhas e para a cidade que elegi como minha futura casa, grato por estar ali. Já conhecia Toronto, Montreal e Quebec, mas decidimos por Vancouver mesmo sem conhecê-la. E assim que cheguei soube que tinha tomado a decisão correta. Hoje não consigo me ver morando em outro lugar.

Através de uma recomendação da Fernanda Fatio (pela internet), já havia reservado um hotel, onde a tarifa mensal era muito mais em conta. Deixei o mês pago (o mês fechado custava a mesma coisa que 15 dias avulsos). Ter pra onde ir assim que chega é muito importante pra não ficar zanzando com um monte de malas pela cidade, psicologicamente faz muita diferença, você não se sente tão desprevenido. A primeira coisa que sempre faço em um lugar novo é dar uma boa volta a pé, para conhecer as redondezas. É engraçado passar por estes lugares hoje, depois de 10 meses. Sua visão do lugar muda muito.

Nas primeiras duas semanas eu tirei meus documentos, comprei o carro, e me informei do processo de matrícula das minhas filhas na escola e no daycare. A procura do daycare também foi bastante complicada, demorei um tempo para encontrar uma vaga. Existem daycares com filas de espera de dois (!) anos.

Quando você chega, é tudo novo, e às vezes você demora três dias pra tirar um documento que sai na hora, seja por falta de alguma documentação, ou por não saber exatamente onde ir. Andei muito no início (além de não saber o itinerário dos ônibus, queria conhecer a cidade), a decisão de não vir com a família neste período foi acertada para mim. Quando eles chegaram, eu já tinha uma boa idéia do que fazer, já que elas tinham que passar pelo mesmo processo de obtenção dos documentos.

O mercado imobiliário em Vancouver é muito ativo, demorei quase 3 semanas para encontrar o apartamento ideal, pois queria um school district específico (e mesmo assim por um valor maior do que queria pagar). Os apartamentos em geral vêm com geladeira, fogão, microondas, lava-louças, lavadora e secadora de roupas. É bem mais fácil se não tiver necessidade de uma área específica. Amigos meus alugaram um apartamento em downtown em poucos dias.

Três semanas depois, fui para Orlando me encontrar com a família. Passamos 10 dias muito bacanas na Disney e Epcot. Foi muito importante também para minhas filhas, que estavam bem tristes por deixar avós e amigas no Brasil.

Com o dinheiro da venda de nossas coisas no Brasil compramos a maioria da mobília e eletrodomésticos. A maioria foi na meca dos imigrantes, a Ikea, rsrsrs.

Fui em um centro de imigrantes uma vez, mas para mim não foi de muita ajuda não. Já tinha meu portfólio na net e na minha área foi o que fez a diferença, juntamente com a entrevista. Minha vaga eu consegui pelo Craigslist.

Aos poucos estamos fazendo amigos, alguns brasileiros, alguns imigrantes também, e outros canadenses. Ter filhos ajuda bastante, você acaba conhecendo muitos pais que têm o mesmo perfil e faixa etária. Mas a gente tem que se esforçar, correr atrás para não ficar isolado.

2 comments:

Sandro e Família said...

Peter

Estou na mesma situação que foi descrita no post, pois pretendo ir primeiro para Vancouver e depois de alguns meses voltar para buscar o resto da família.
A minha grande preocupação inicial é quanto a escolha do lugar para morar, pois como também tenho 2 filhos a proximidade de uma boa escola é o fator mais importante para a escolha do lugar.
Inicialmente estou pensando em Coquitlam ou Burnaby.

Abraço

Unknown said...

OPi Peter.stive vendo seu Blog e estamos indo Eu e Minha Familia agora dia 18/07. Ja estivemos algumas vezes em vancouver e decidimos levar a turma. Estamos indo para White Rock, por ser uma cidade melhor e ter boas escolas. Estive visitando as escolas em 01/08.
Eu tenho 2 filhos. uma de 14 e outro de 12 anos e de inicio somente minha esposa vai ficar com as crianças por ai, eu farei a ponte area pois manterei o trabalho por aqui. Vai ser dificil mas vai ser por pouco tempo.
Se tiver um tempo podemos nos encotrar agora em 07/08, pois ficarei por ai durante 03 semanas ate arrumar algumas coisa.
Estou precisando comprar um Toyota Camry Hibrido, se tiver algun contato de vendedor por favor me envie o contato.

um abraço,

Mauricio
Email:C_olho@frionline.com.br