Monday, March 24, 2008

Língua

Acho que a coisa mais importante para quem imigra é a língua, e no caso de Vancouver, o inglês. Eu estudei inglês desde os 12 anos, me considero razoavelmente fluente, mas demora um tempo até você absorver as expressões e os diferentes sotaques.

Você não precisa ter um inglês perfeito para conseguir trabalhar, mas tem que se fazer entender e compreender o que te dizem. Logicamente que quanto mais alta a posição, mais é exigido, pois você tem que encontrar e discutir com clientes, fornecedores, prestadores de serviço, funcionários. E é frustrante querer dizer alguma coisa e não conseguir, ou a frase sair como se uma criança de 12 anos estivesse falando. Sabe quando tinha aquele "gringo" na escola e todo mundo achava que ele era meio bobo, porque não falava português direito? Pois é.

O lado bom é que os canadenses estão acostumados com vários sotaques diferentes, e facilitam ao máximo. Vejo muito mais boa vontade em entender do que nos EUA, por exemplo. Acho que o mais difícil é entender o inglês de certas etnias, japoneses, indianos, e chineses chegados há pouco tempo são bem difíceis de entender. Mas os brasileiros também têm seu sotaque próprio, e deve ser difícil para eles também.

Para quem ainda não fez o IELTS: o exame não é um bicho de sete cabeças, mas você TEM que se preparar fazendo simulados. Se você chegar sem saber como o exame funciona, suas chances são mínimas. Mesmo para nativos é difícil sem estudo, pelo pouco tempo e o modo que o teste é estruturado. Mas fazendo aulas ou os simulados (de acordo com seu nível de inglês), não há grandes dificuldades. Não tem muitas "pegadinhas", o que eles querem é avaliar seu nível de fluência.

Em SP, no British Council eles fornecem uma lista dos avaliadores que dão aulas particulares. Eu fiz 3 meses, e foi ótimo para treinar redação e desenferrujar o speaking. No exame, vi muita gente completamente desorientada por não saber como era o exame.

Aliás, nos EUA e Canadá, ninguém faz um exame sem ter estudado muito especificamente para ele, fazendo simulados e/ou apostilas.

No comments: