Thursday, March 27, 2008

Planejamento e preparo

Aproveitando a recente discussão na lista de imigração do Yahoo, exponho aqui minha visão sobre o assunto.

É lugar comum dizer que é preciso planejamento, disciplina e persistência para "dar certo" no Canadá. Sim, tudo isso é importante, mas a verdade é que não existe receita nem garantia de nada. Por melhor que seja o planejamento, é difícil saber como as coisas funcionam até chegar aqui e realmente conviver com o mercado. Algumas coisas são surpreendentemente similares ao Brasil, outras, completamente diferentes.

O básico:
  • Língua - sem ela, dificilmente você vai conseguir um bom emprego, por mais qualificado que seja.
  • Planejamento da recolocação: saber se há necessidade de revalidação do diploma, e como pode ser feita; custos, carga horária, etc. No Canadá existem poucos cursos que possibilitam trabalhar simultaneamente, em geral, são full time;
  • Recursos: sem dinheiro para se manter, você acaba pegando qualquer emprego. E fica cada vez mais difícil ter espaço, tanto financeira quanto psicologicamente, para arriscar e investir em você mesmo.
Mas como tudo na vida, imigrar é uma aposta. Cabe a nós termos a melhor mão possível, pesquisando, se preparando, mas infelizmente é preciso mais dinheiro do que o consulado exige para "comprar tempo" depois da chegada. No meu caso, com esposa e duas filhas, isso foi essencial, apesar de eu ter tido bastante sorte e encontrado um emprego relativamente rápido. Acho complicado tanta gente optar pelo processo de Quebec por não precisar comprovar tantos recursos, sendo que mesmo o que o processo federal pede é o mínimo para sobreviver por poucos meses sem emprego.

Minha profissão (publicidade) não é regulamentada em BC, então pude trabalhar logo de início. Minha esposa, dentista, está se preparando para fazer o teste para a revalidação do diploma. É um processo relativamente longo (2 anos) e caro, que no final vai valer a pena. Mas ela só teve esta opção porque já estou trabalhando e temos uma reserva para pagar o custo da faculdade.

2 comments:

Unknown said...

Peter,

Apliquei para o processo federal em 11/2007 passado, estou terminando a documentação para enviar ao consulado. Queria te agradecer pelo blog, pois você tem escrito exatamente sobre os assuntos que estão passando pela minha cabeça, além de sua grande participação e credibilidade na lista do yahoo. Sou eu + esposa + 2 filhos menores de 4 anos. Espero chegar a TO em 05/09. Sou da área de TI minha esposa pediatra, queria te perguntar quanto você acha necessário para chegar com tranquilidade (para comprar o tempo que você falou)? CAN$30.000,00? CAN$40.000,00? CAN$50.000,00? Mais? Compreendo que quanto mais melhor, mas você teria como me dar uma idéia apenas? Sou muitíssimo grato, Samuel.

Anonymous said...

Ola ... tambem sou dentista como a sua esposa mas ainda estou no Brasil.. Estou pelo processo de Quebec mas gostaria de saber alguns livros para estudo relacionados a odonto q sua esposa pudesse indicar . Muito Obrigada
Raquel
quelom@gmail.com