Saturday, August 30, 2008

De volta do Brasil

Acabamos de voltar de São Paulo. Minha esposa e filhas ficaram um mês, e eu só consegui ficar uma semana, pois tive uma reunião com clientes no México e tive que reduzir minhas férias.

É bem estranho voltar e não ter mais casa, carro e se sentir um hóspede. Foi bom encontrar a família e amigos, e matar a saudade de churrasco, coxinha, jaboticada e figo, rsrsrs... mas tenho que admitir que foi bom chegar na imigração canadense e ouvir "welcome back home". São Paulo tem muita coisa boa sim, mas o custo de vida (proporcionalmente à renda) e os problemas (crime, trânsito, infraestrutura) tiram o prazer de se viver lá. Depois de um ano em Vancouver, a gente vê claramente como em SP a renda é mal distribuída, e como o stress toma conta da gente no trânsito e nas relações pessoais e profissionais, e como a corrupção e o desrespeito dos políticos com a sociedade afetam o futuro do Brasil e dos brasileiros.

Minha maior preocupação era minhas filhas, por terem passado um mês com os avós, imaginava que elas não iriam querer voltar. Que nada. Claro que ficaram tristes, mas em nenhum momento hesitaram em voltar. Pelo contrário, senti que estavam mesmo com saudades da nossa casa, do quarto delas e da nossa vida em Vancouver. Assim que subiram no avião, voltaram a conversar em inglês... Com a vinda para o Canadá, nossa família ficou muito mais unida. Só isso já valeu o esforço de ter imigrado.

É bom estar de volta. Sim, sentimos saudade da família e dos amigos no Brasil, mas também dos novos amigos que fizemos no Canadá e da nossa vida aqui. Acho que estamos começando nosso processo de imigração... :)

5 comments:

O Lacombe said...

Caro Peter,
eh, acho que depois de um ano no Canada e das primeiras ferias no Brasil, uma nova etapa comeca.
Good luck!
All best!

Anonymous said...

Peter, excelente post, principalmente no que se refere à reação das suas filhas.

Você sabe o que houve com a lista??

Seus emails fazem muita falta.

Anonymous said...

Olá,

Meu nome é Eduardo e estou no meio do processo de imigração junto com minha esposa. Sou designer gráfico e trabalho em agência de publicidade há 8 anos. Como estou pretendendo ir pra Vancouver, gostaria de lhe perguntar como é a oferta de emprego nesta área.Tenho pesquisado vários sites, mas nada melhor do que perguntar a um brasileiro que já passou por isso como é na prática. Agradeço desde já. Por favor mande-me um e-mail: dulaselva no y! do brasil. Um abraço e até mais.

dimitrik said...

Olá Peter!
Parabéns pelo blog!
Eu e minha esposa já estamos no final do processo, aguardando depois de enviar os exames médicos.

Seu blog tem nos dado muita força!

Abraços!
Dimitri

Neuzinha said...

Peter e Susy,

Somos novos aqui em North Van, mudamos de Goiás para cá em 19/08.
Estamos naquela fase de adaptação e
queremos fazer amizade com brasileiros, principalmente que tenham crianças,pois temos um de 7 anos. Que bom saber que suas crianças já introjetaram a mudança de país.
Tudo de bom nesta volta ás aulas das crianças.
Maurício e Neuzinha