Meu melhor amigo brasileiro aqui no Canadá recebeu a visita dos pais, e um dos últimos conselhos antes de voltarem foi: "Tome cuidado com os brasileiros que moram fora do país". Curioso como é a visão em relação ao nosso próprio povo...
Infelizmente, em muitos casos não posso discordar completamente dela. O fato de ser brasileiro em muitos casos não é o bastante para as pessoas se darem bem. Sim, todos somos imigrantes, mas de lugares, formação e opiniões diferentes.
Já comentei como em uma comunidade pequena as qualidades e os defeitos se intensificam. Muitos têm a necessidade de afirmar o tempo todo "como se deram bem" no Canadá, e como estão melhor adaptados que seus conterrâneos. Outros só falam com brasileiros que estão no Canadá há mais de "x" anos, pois consideram os "novatos" fogo de palha, não foram "pioneiros" como eles foram. A imigração mexe muito com o lado psicológico, e o sentimento de solidão, desajuste à nova sociedade, insatisfações e necessidade de afirmação são facilmente observados em algumas pessoas, principalmente naquelas em que o perfil psicológico não é favorável à mudanças e à imigração.
Principalmente no início, é muito mais fácil e cômodo se relacionar com brasileiros. Mas esteja aberto, e se esforce para fazer amigos de qualquer origem. Além de enriquecer seu convívio e sua cultura, em muitos casos você vai fazer amigos mais sinceros e dispostos a ajudar do que os próprios brasileiros. Tivemos a sorte de conhecer um casal brasileiro que têm tudo a ver conosco, e hoje faz parte da nossa família canadense, além de pelo menos duas famílias brasileiras a quem podemos chamar realmente de amigos. Mas muitos mal-entendidos, fofocas, antipatias até, passaram (e passam) por nós, dentro da "colônia" brasileira. São todos "do mal"? Não, absolutamente. Mas as pessoas são diferentes, e cada um reage de forma diferente à imigração, às dificuldades e às conquistas. Não se sinta obrigado a se dar bem com todos. A cultura brasileira é mais aberta, e amistosa? Sim, mas também é mais "falsa", onde você cumprimenta alguém em uma festa, conversa, e quando a pessoa vira as costas, as duas partes saem criticando a outra. Neste ponto, estamos aprendendo um pouco com os canadenses. Sim, são diferentes nas relações sociais (às vezes é visto como frieza), mas são mais sinceros também.
Meus pais imigraram da China para o Brasil há mais de 50 anos, e sempre achei curioso como eles e os amigos chineses se relacionavam. Hoje, entendo perfeitamente.
Wednesday, September 24, 2008
Subscribe to:
Posts (Atom)