Thursday, April 17, 2008

Questionário

Recebi este questionário no grupo "Canada Immigration Brasil" e achei bastante interessante, então repito minhas respostas aqui. Espero que seja de ajuda para quem está se planejando! Se quiserem ver as outras respostas, é só se cadastrar no grupo e procurar no histórico de mensagens.


Qual foi a primeira cidade que morou quando chegou?
Vancouver. Já tínhamos visitado Toronto, Montreal e Quebec dois anos antes, mas algumas particularidades de Vancouver (clima, estilo de vida, domínio apenas do inglês, e contatos profissionais) nos levaram a vir para cá, mesmo sem conhecer pessoalmente.

Fez workshops quando chegou?
Não. Cheguei a ir a um centro de assistência aos imigrantes, mas a ajuda que eles dão é extremamente limitada, adequada aos imigrantes que mal falam inglês, e precisam de ajuda para fazer um CV... se você passou no processo, dificilmente vai encontrar coisa nova lá. O pessoal ouve "centro de assistência ao imigrante" no Brasil e acha que eles vão te encaminhar a vaga... mas não é nada disso. O mercado não tem nenhum vínculo com o governo.

Quanto tempo demorou para arrumar emprego?
Encontrei emprego no terceiro mês, mas só comecei a mandar CVs no final do segundo. Antes, fui resolver apartamento, carro e documentação, e fui buscar minha família na Flórida (levamos as minhas filhas na Disney, para elas se animarem com a mudança).

Esse emprego foi na área? Que área?
Sim, publicidade. Tive sorte de conseguir o mesmo cargo que tinha no Brasil (diretor de criação). A maior preocupação era quanto ao meu inglês, que estava meio enferrujado. Mas em pouco tempo isso foi superado.

Se for casado, quanto tempo o acompanhante demorou para arrumar emprego?
Ainda não conseguiu, está estudando inglês para a revalidação do diploma (odonto).

Qual era o nível de inglês do acompanhante? Tinha daycare ligado ao curso de inglês?
Básico. Conseguimos um daycare (não é fácil, há uma espera grande em alguns lugares), mas não era ligado ao inglês. Por causa disso ela não conseguiu fazer aulas full time, somente de manhã.

Aplicante principal ou acompanhante precisou reconhecer diploma?
Não, design não é regulamentado em BC.

Onde ficou hospedado na primeira semana? Qual foi o custo?
Fiquei no Shaughnessy Village, barato e beeem pequeno, mas foi mais barato do que alugar direto um apartamento para toda a família, e deu tempo para pesquisar bem os bairros. Fiquei lá por 3 semanas, e paguei uns $700 - 800 (podia ficar um mês), com 10 breakfasts inclusos.

Quanto foi o primeiro aluguel?
Caro... na região que escolhemos (por causa do school district) a grande maioria são casas, então ou íamos para um basement (o que eu não queria logo de início, a não ser que não encontrasse mais nada), ou procurávamos pelos poucos apartamentos. Acabei encontrando um dentro da área residencial da UBC, que é onde estamos. Na região, um basement sai entre $1000 - 1500 (2 quartos) e um apartamento, $1300 - 2300. Dá para encontrar coisa mais barata se for para uma área mais distante, como Burnaby ou Richmond.

Descreva como era o primeiro apartamento ( quantos quartos, banheiro, o que tinha incluído no preço, endereço, basement? )
Apartamento de 2 quartos/1 banheiro. Gás da lareira, água quente inclusos.

Quais os primeiros itens que comprou para colocar no apartamento?
Colchão. Depois, quando a família chegou, fomos escolher a mesa de jantar, camas (as meninas sempre sonharam com um beliche), sofá, e coisas de cozinha. A maioria foi na Ikea, a meca dos imigrantes, rsrsrs... Nossa TV compramos usada, em um anúncio no Craigslist.

Quanto levou de dinheiro?
Em torno de CD$30k.

Quanto gastou no primeiro mês?
Fácil uns CD$15k. Mas uma das razões foi ter comprado um carro, só entre entrada, depósito de segurança (que é devolvido no final do leasing) e seguro, já morreu uns CD$7k.

Precisou gastar toda a economia antes de arrumar emprego?
Não, mas cheguei perto, já estava ficando neurótico em gastar $10 que fosse...

Tirou carteira de motorista?
Sim, no terceiro mês.

Quanto tempo demorou para arrumar um family doctor?
Não muito, conseguimos uma indicação de amigos e foi bem fácil. E achamos muito bons os diagnósticos, parece ser muito competente.

Nota de 0 - 10 sobre o sistema de saúde.
Até agora, para nós foi 9. Usamos o sistema umas 5 vezes já.

Se tem filhos, quanto tempo demorou para aprender lingua?
Em 6 meses elas estavam se comunicando razoavelmente bem.

Como foi a adaptação à escola?
O início foi meio complicado. Mesmo tendo freqüentado escola bilingüe no Brasil, elas não falavam inglês. No primeiro mês, muitas crises, não queriam ir à escola, mas foi melhorando. Hoje, 11 meses mais tarde, já estamos nos preocupando em traduzir as palavras que elas aprendem em inglês, para que elas continuem aprendendo português.

Seguiu totalmente o planejamento que havia feito quando ainda estava no Brasil?
De certa forma, sim. Não dá para planejar o que vai acontecer em um país que você mal conhece a cultura e o mercado. O mais importante é se preparar da melhor forma possível, pesquisando o mercado, melhorando a fluência no inglês ou francês, conseguir credenciais como certificações (para o pessoal de TI), fazer um portfólio bacana online, saber se sua profissão exige ou não revalidação. Conseguir juntar a maior quantidade de fundos possível, para não ter que pegar o primeiro emprego que aparecer, pois desmotiva muito.

3 comments:

Ana said...

Bem elaborado o questionário e ótimas respostas!

Valeu!

Henrique Martins said...

Ola Peter,
achei bacana as respostas do seu questionario.
Meu nome é Henrique Martins, também sou publicitário e tenho vontade de ir passar um tempo no Canadá como experiência e acabar morando ai se conseguir me adaptar.
Tenho uma grande amiga, dentista, que está indo morar em Toronto em breve. Ela comentou de você por ser publicitário também.
Queria saber se você pode me dar alguma dica de agências de propaganda e Design de Vancouver. Pois, é pra onde gostaria de ir, pra eu enviar o meu portifólio.
Aproveito para enviar a você também.
Henrique Martins, Diretor de Arte/Designer, 39 anos, 20 de propaganda, já fui Diretor/Supervisor de Criação em algumas agências do Rio de Janeiro.

Acesse alguns poucos trabalhosem:
http://adhenriquemartins.carbonmade.com

Se quiser ver mais alguns outros trabalhos e ter meu CV mais completo, me avise que eu mando um CD com um video, via Correio.

Um grande abraço e espero que goste.

Henrique Martins
henriq.martins@globo.com
---
---

Anonymous said...

Olá Peter, tudo bem? Não encontrei outro meio de contato com você, então, espero que você ainda esteja acessando este blog de vez em quando, hehehe

Bom, meu nome é Joviano, sou publicitário no Brasil e minha mulher e eu estamos estudando a possibilidade de imigrarmos para o Canadá. Pelas pesquisas que tenho feito/podcasts que tenho ouvido, as oportunidades nessa área são mais abundantes em Toronto (analogamente, seria o mesmo dizer que Vancouver está para Toronto, assim como Porto Alegre está para São Paulo). O que me parece bem óbvio e natural, claro. Toronto é muito maior, maior público consumidor de tudo, mais empresas etc. Mas acontece que a gente gosta bastante da ideia de morar em Van (mais tranquila, menor, menos congelante etc.) pois temos um filho de 1 ano. Como vi que você chegou aqui e conseguiu se recolocar bem rápido e dentro da tua área de atuação, gostaria de saber se você tem uma dica sobre que tipo de cursos/especialização ou mesmo que tipo de experiência que poderia buscar adquirir pra aumentar a minha “empregabilidade” em Vancouver. Eu tinha uma pequena agência de comunicação onde atuei como Planner para ações on/off/btl, além de trabalhar como redator publicitário freelancer atualmente (área em que tenho maior experiência – 10 anos). Além da barreira óbvia da língua (meu inglês é bom, mas não chega a ser avançado), acredito que a cultura local também possa dificultar minha recolocação... Por isso pensei em fazer algum curso de SEO, por exemplo, porque teria mais a ver com redação/criação, quem sabe… Já é algo mais técnico e, acredito, cada vez mais necessário para qualquer empresa hoje em dia.